sexta-feira, 26 de março de 2010

Autocaravanista Joao Firmino é entrevistado sobre a primeira experiência de turismo em autocaravana...

(area de ACde Ilbarritz, Biarrytiz, Praia Milady)
João Firmino, excelente amigo e companheiro autocaravanista é frequente colaborador de foruns de autocaravanismo, membro de tertulias e clubes, andarilho e peregrino, colaborador da Autocaravanismo Newsletter e membro da coordenação do Circulo de Autocaravanistas da Blogo-esfera (CAB). Confrontado com o pedido de entrevista e de fotos para a inovadora série de entrevistas encetada pelo TCA- Touring Clube Autocaravanista, de imediato acedeu, e aqui fica o resultado...






01 – PORQUE RESOLVEU COMPRAR UMA AUTOCARAVANA?

A NOSSA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA EM AUTOCARAVANA...FOI HÁ UMAS DEZENAS DE ANOS, NUM FIAT 127 COM OS BANCOS ADAPTADOS À MINHA MANEIRA, PARA RECEBER AS ESPUMAS E OS SACOS CAMA.. AO FIM E AO CABO, ERA COMO UMA DORMIR NUMA CANADIANA, EMBORA FOSSE BASTANTE MAIS CONFORTÁVEL!
OS ANOS PASSARAM, AS CARAVANAS ESTAVAM NA MODA E AS AUTOCARAVANAS PISCAVAM OS OLHOS. MAS A JURA ESTAVA FEITA: CARAVANA, NUNCA..

02 – QUANDO E COMO FOI A PRIMEIRA VEZ QUE VIAJOU EM AUTOCARAVANA?

A REFORMA CHEGOU, E COM ELA A PRIMEIRA AUTOCARAVANA. USADA, MAS COM APENAS 35.000KTS. O INTERIOR AINDA CHEIRAVA A NOVO! DEPOIS DE UNS KTS EM PORTUGAL, CHEGOU A ALTURA DE PARTICIPAR NA FESTA EUROPEIA DO CAMPING-CAR, EM FRANÇA, ORGANIZADA PELA CAMPING-CAR MAGAZINE. É QUE EU JÁ HÁ UNS ANOS COMPRAVA A DITA REVISTA E TAL FESTA ESTAVA NA MIRA SE UM DIA COMPRASSE UMA AUTOCARAVANA!

A VIAGEM CORREU BEM, POIS COM A CAMPING-CAR MAGAZINE JÁ TINHA APRENDIDO TUDO E MAIS ALGUMA COISA SOBRE O FUNCIONAMENTO DAS AC´S, UTILIZAÇÃO DIA A DIA, ÁREAS DE SERVIÇO ETC. JÁ SABIA DE TUDO SOBRE OS EQUIPAMENTOS DE BORDO, CHASSIS, TIPOS DE CARROSSARIA ETC.

03 – IMPRESSÕES DESSA PRIMEIRA VIAGEM?

BOAS. DEU PARA APRECIAR O QUE ERA UMA ÁREA DE SERVIÇO PARA AUTOCARAVANAS!

04 – ORÇAMENTO? ACIMA OU ABAIXO DO ESPERADO?

NEM ACIMA NEM ABAIXO. AS CONTAS ESTAVAM FEITAS: FOI SOMAR O GASÓLEO À ALIMENTAÇÃO DOS SUPERMERCADOS E JUNTAR UNS EXTRAS E UMAS RECORDAÇÕES. REFEIÇÕES FORA DISPENSARAM-SE...

05 – CONTRATEMPOS?

NÃO ME RECORDO...

06 – E AS DESLOCAÇÕES: SÃO A SOLO OU EM GRUPO?

SEMPREA A SOLO. EMBORA POR VEZES NO DESTINO ESTEJA UM GRUPO DE AUTOCARAVANISTAS...QUANDO SE TRATA DE ENCONTROS ORGANIZADOS!


07 – PRÓXIMAS VIAGENS? COMO AS PREPARA?

COM O RECURSO A MAPAS, POIS AINDA NÃO COMPREI UM GPS! GUIO-ME POR SUGESTÕES DE REVISTAS ESPECIALIZADAS E CONSULTO TAMBÉM OS RELATOS PUBLICADOS NA NET POR COMPANHEIROS QUE JÁ FIZERAM ANTERIORMENTE ESSAS DESLOCAÇÕES. É POR ESTA RAZÃO QUE TENHO EM GRANDE APREÇO POR TODOS OS COMPANHEIROS QUE TÊM OS SEUS BLOGS E NELES COLOCAM OS RELATOS DAS SUAS VIAGENS.


08 – SUGESTÕES AOS ACTUAIS E FUTUROS AUTOCARAVANISTAS?

SEM INTENÇÃO DE OFENDER NINGUÉM (PRINCIPALMENTE OS ACTUAIS), UM CONSELHO: UMA AUTOCARAVANA É UM VEÍCULO AUTOMÓVEL COM CARACTIRISTICAS PARTICULARES...E SÓ É UMA VIVENDA ITINERANTE COM QUINTAL, TOLDOS E CHURRASQUEIRAS QUANDO ESTÁ NUM PARQUE DE CAMPISMO. FORA DISSO, É UM VEÍCULO COMO QUALQUER OUTRO. NADA DE ACAMPAR OU CONSPURCAR UM ESTACIONAMENTO!

EM ESPECIAL PARA OS FUTUROS, LEIAM BOAS REVISTAS E CONVERSEM MUITO COM QUEM JÁ TEM UMA AUTOCARAVANA.... POIS A CONVERSA DO VENDEDOR MUITAS VEZES ESCONDE MUITA COISA IMPORTANTE!


09 – SUGESTÕES AO TCA?

REUNAM COM AS AUTORIDADES E AUTARQUIAS E EXPLIQUEM-LHES PRETO NO BRANCO O QUE É UMA AUTOCARAVANA, E QUE SE DEVE AUTUAR APENAS OS PREVARICADORES E NÃO TODO E QUALQUER AUTOCARAVANISTA QUE CUMPRA AS REGRAS DO NOSSO CÓDIGO!

quinta-feira, 18 de março de 2010

A primeira vez de viagem em autocaravana de José Caseiro

José Caseiro, professor em Aveiro, que também assina MCAS nos foruns do Camping Car Portugal e do CPA, é autor de um BLOG de viagens de Autocaravana - Blog de um Viajante Lusitano, incluindo-se o endereço sob a foto da Juliette. É com muita honra e porazer para os nossos leitores que incluimos hoje esta entrevista com Jose Caseiro sobre a sua primeira experiencia de turista em autocaravana no seu modelo Camper, ou dito auto vivenda ! Esta entrevista esta ilustrada com fotos obtidas pelo nosso entrevistado, e cujas legendas se encontram na respsota a questão nº 8.


Questionário.

1) Quando e como foi a primeira vez que viajou em autocaravana?
Quando - A primeira vez foi em 2006 (sou um rookie, portanto). Como? Se o como se refere ao processo e ao meio, então, para ambos a resposta é em autovivenda, Trigano Eurocamp 2, quatro lugares em viagem e três de dormida. Se o como inclui uma avaliação qualitativa, então foi muito bom!

2) onde foi? quantos Km?
Foi à Alemanha, mais propriamente à região de Allgäu, sul da Baviera, Munique e Salzburgo; julgo que cerca de 5000 e tantos Km

3) do que mais gostou ? e a familia?
Foi tudo uma agradável surpresa, para mim e para a família: a novidade da viatura (foi comprar e partir, sem treinos e com os manuais à mão); a excitação da viagem, o descompromisso, tudo novo...tudo bom!


4) do que menos gostou? e a familia?
Salvo termos sidos amavelmente convidados a sair (por um compatriota) de determinado estacionamento em Biarritz, nada de negativo a assinalar.

5) O orçamento chegou?
Esta primeira vez e experiência foi um pouco de "navegação à vista", pelo que, dentro das regras do bom-senso, o orçamento chegou.

6) alguma surpresa especialmente agradavel?
Gostámos particularmente da sensação de autonomia e das facilidades no apoio às ACs.

7) algum contratempo desgradavel?
Felizmente, não!

8) quais as legendas para as fotografias que junta?
1 - A "Juliette" - a nossa AV
2 - 2006 - capela de Le Corbusier, Ronchamps
3- 2007 - Pescaria à linha na Noruega -
4- 2008 - O simples mas super Camp Male Ciste, Croácia
5- 2009 - A vila de Allstadt, Áustria

9) ja viajou em grupo? conhece outros autocaravanistas?
Não, nunca viajei em grupo mas não descarto a experiência. Conheço alguns autocaravanistas, tenho "apalavrada" a possibilidade de viagens conjuntas, mas não forço oportunidades nem situações: sou "easy going..." (deixo correr...)

10) quais as proximas viagens? como as prepara?

Não sei, não tenho programa para 2010 (Agosto, a minha única oportunidade para uma viagem superior a 4 dias). Talvez a França do sul/sudoeste pois prevejo um período curto de férias. Normalmente preparo-as recorrendo a viagens de outros companheiros, consulto os forum e blogs, mapas, guias de AS, de tudo um pouco...e algum improviso, também, para dar um gostinho de aventura.

11) utiliza os foruns e a internet?
Sim, sou de alguma forma "infodependente", mas, em férias, não levo PC e limito-me a uma consulta semanal de e-mails num qualquer cyberposto.

12) que sugestões tem para a actividade do TCA?
Nada de (extra)ordinário:-encontros de curta duração de participantes, sem grandes logísticas;-forum de discussão sobre o que é e o que pode ser o AC, presenciais ou a distância.-fazer algum "lobbying" junto de entidades que possam vir a decidir, participar, promover, interferir no mundo o AC, como turismo itinerante.

terça-feira, 9 de março de 2010

A minha primeira vez de viagem em autocaravana:entrevista com Cristina

(Autocaravana em parque de campismo)



Nota: Muitas vezes o autocaravanismo é considerado como uma pratica de reformados, ou de jovens adolescentes adeptos do surf. Outras vezes aparecem na informaçao situaçães mistas que envolvem jovens casais com família, e portanto com necessidades especificas de segurança e de infra-estruturas adequadas às férias de crianças. Assim, os parques de campismo são neste caso uma opção mais frequente, do que em outros grupos de utilizadores turísticos de uma autocaravana, mas nem por isso menos itinerante.

O TCA-Touring Clube Autocaravanista marca nestes e em outros aspectos a inovação e a diferença, e assim inclui hoje uma entrevista a uma jovem mãe de família, que ingressou no autocaravanismo a exemplo do pai, e que hoje não dispensa para o casal e herdeira, as suas férias em autocaravana. Depois de um ano em Espanha, as férias de 2010 aparecem no horizonte programadas para França.

Aqui fica a sintética mas expressiva entrevista-relâpago com Cristina Querido sobre a sua primeira viagem em autocaravana!


1) Cristina, quando e como foi a primeira vez que viajou em auto caravana?
-Espanha 2005 foi muito boa.. e divertida com os precalços normais de uma primeira vez.


2) onde foi? quantos Km?
Madrid, Barcelona, costa espanhola .....4000 Km.


3) Do que mais gostou ? e a família?
da aventura.


4) Do que menos gostou? e a família?
Da confusão de alguns parques e a falta de lembrança para as Auto-caravanas.


5) O orçamento chegou?
Sim.


6) Alguma surpresa especialmente agradável?
Conhecer sitios novos e o vicio agradável que nasce viagem após viagem...


7) Algum contratempo desagradavel?
Madrid que confusão.. horas as voltas até ao camping.


9) Ja viajou em grupo? conhece outros autocaravanistas?
não, conheço poucos mas bons.


10) Quais as próximas viagens? como as prepara?
França... traçando as viagens em mapas.. mas aventura é uma optima companheira.


11) Utiliza os foruns e a internet?
pouquinhos.


12) Que sugestões tem para a actividade do Clube TCA?
Mais e melhores condições para os autocaravanistas.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Novos membros e vice presidentes do TCA- Touring Clube Autocaravanista

Aderiram ao TCA dois elementos da comunidade autocaravanista, com várias intervenções e mensagens publicadas em foruns do sector, em espcial no portal do Camping Car Portugal e que foram admitidos como associados, e inclusive foram convidados a desempenhar as funções de vice Presidente também devido à sua localização geografica, respectivamente:
CARLOS LOPEZ (Algarve)
HENRIQUE FERNANDES ( Guarda)

Contamos em próxima ocasião voltar ao tema e divulgar lagaums actividades deste nossos companheiros e amigos que têm respectivamente como porfissões serem empresário e médico, respectivamente.

sábado, 6 de março de 2010

ALERTA AUTOCARAVANISTAS FANS DAS REDES SOCIAIS

17 regras de ouro para evitar riscos e utilizar com maior segurança as redes sociais através do telemóvel


A Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA) publicou hoje um novo relatório sobre o acesso às redes através de telemóveis, em que identifica os riscos e ameaças dessa utilização (por exemplo, usurpação de identidade, fuga de dados das empresas e danos para a reputação ou a imagem). O relatório define 17 regras de ouro para combater essas ameaças.

As redes sociais online registaram um crescimento exponencial na internet: 211 milhões de utilizadores europeus (num total de 283 milhões de utilizadores da internet) utilizam hoje estas redes, sobretudo o Facebook, em 11 dos 17 países analisados. As redes sociais online e as outras ferramentas digitais tornaram-se na nova forma de comunicar com os contactos profissionais ou pessoais. Consequentemente, as formas de conhecer pessoas, partilhar opiniões, transmitir informações e expressar ideias estão a mudar. Com o aumento da popularidade das redes sociais online, aumentou a procura de um acesso instantâneo e permanente através do telemóvel. Mais de 65 milhões de utilizadores acedem à rede social Facebook através do telemóvel. Os utilizadores das redes que usam o telemóvel são 50% mais activos do que os que não o utilizam, estimando-se que em 2012 serão 134 milhões na Europa.

Muitos utilizadores das redes sociais utilizam também o seu telemóvel como um dispositivo de back‑up para o seu correio electrónico profissional, dados pessoais, contactos, imagens e códigos de acesso. A perda de um telemóvel pode assim tornar-se num pesadelo, se este vier a ser utilizado para entrar ilegitimamente numa rede social, pois muitos telemóveis vêm pré-equipados com funções e aplicações de redes sociais.

Vários casos em Itália, França, Espanha, Grécia e Reino Unido vieram demonstrar recentemente que muitos dos utilizadores das redes sociais não têm consciência dos riscos de segurança que ameaçam a sua privacidade e das ameaças relacionadas com o uso indevido das informações expostas online e da importância de proteger adequadamente a privacidade na internet.

O relatório hoje publicado pela ENISA identifica os riscos e ameaças às redes sociais nos telemóveis, efectuando uma descrição da situação actual e salientando que importa sensibilizar os utilizadores desta redes para a importância de as utilizar de forma mais segura, de modo a evitar consequências inesperadas e prejudiciais. Entre esses riscos figuram a usurpação de identidade, os danos à reputação pessoal ou profissional ou a fuga de dados.

Dois casos que suscitaram polémica recentemente:

- Perfil falso no Facebook. Um professor da Universidade de Turim descobriu que alguém tinha criado um perfil fazendo passar-se por ele no Facebook com características ofensivas que afectavam a sua reputação.
- Fuga de dados/reputação da empresa. Na sequência de um incidente ocorrido em 2008, a companhia aérea Virgin Atlantic despediu 13 funcionários que tinham escrito comentários no Facebook criticando a limpeza da frota e o asseio dos seus passageiros. Também alguns funcionários da British Airlines do aeroporto de Gatwick escreveram mensagens no Facebook dizendo que os passageiros "cheiravam mal" e que as operações no aeroporto de Heathrow eram caóticas.

O documento hoje publicado oferece ainda uma perspectiva completa sobre o mundo das redes sociais do ponto de vista da directiva europeia para a protecção dos dados pessoais (95/46/CE). O director executivo da ENISA, Udo Helmbrecht, afirmou que o "relatório oferece conselhos práticos sobre como estar mais seguro online, quando se utilizam as redes sociais através do telemóvel".

O documento enumera 17 'regras de ouro' práticas, entre as quais:

- Desligar-se sempre da rede social logo que tenha terminado.

- Não autorizar a rede social a memorizar a sua password (função 'autocomplet').

- Não misturar contactos profissionais com contactos pessoais.

- Comunicar imediatamente a perda ou roubo de um telemóvel que contenha contactos, fotografias ou dados pessoais.

- Configurar correctamente o grau de segurança do seu perfil.

Poderá consultar todas as recomendações e o relatório completo no seguinte endereço:
http://www.enisa.europa.eu/act/ar/deliverables/2010/onlineasithappens.

Para mais informações sobre assuntos europeus:
http://ec.europa.eu/portugal/index_pt.htm