domingo, 27 de junho de 2010

Eles aí estão os simpáticos e novos GODOS do AUTOCARAVANISMO: Que sejam benvindos!



Como explica o nosso Vice Presidente e mebro fundador do Gardingo, no forum:

http://www.campingcarportugal.com/



Companheiros:

Foi dia 21 de Junho, efectuada a escritura de constituição do Clube Gardingo de Autocaravanas - CGA, com sede na Guarda.


De acordo com o Elucidário Viterbo «entre os Godos se chamavam GARDINGOS os filhos da primeira nobreza, os quaes serviam em palacio, até que a idade, ou vacatura lhes desse lugar para o ducado ou condado. Estes na paz residiam na companhia dos Duques, e na guerra na destes, ou dos Condes; mas sem autoridade alguma, e só com honra.


Parece que os Italianos conservam esta palavra, chamando GARDINGO um homem circunspecto, e que sabe regular as suas acções, e palavras pelo que se vê nos mais perfeitos: e tal parecia ser o destino dos GARDINGOS» (transcrição integral). O mesmo Viterbo, a partir de uma tradução do Código Visigótico, considera o GARDINGO como «immediato ao Duque , e ao Conde, e superior ao Tyufado» (?), à maneira de um «Guarda-môr». Tentaremos assim, em nome da causa comum do autocaravanismo, e com muita honra, fazer juz à fama de guerreiros que deu origem ao nome GARDINGO.


Assim os companheiros nos ajudem, por todo esse Portugal. Segue em paralelo com a constituição do Clube Gardingo, a "ritmo autárquico", o projecto da futura área de serviço da Guarda, no espaço já visitado pelos companheiros que estiveram presentes no I Encontro Autocaravanista da Guarda (no fim de semana do 1.º de Maio) e para o efeito gentilmente disponibilizado pela autarquia local.

Quando tivermos novidades mais consistentes sobre este assunto delas daremos naturalmente conhecimento neste fórum, bem como no portal do Clube Gardingo que iremos criar. O "ataque" à criação de outras áreas de serviço no distrito será iniciado assim que entrarmos em velocidade de cruzeiro... Como somos poucos, muito poucos, prevemos que a actividade do Clube Gardingo se venha a desenrolar com as naturais contingências que pendem da carolice pura e dura. Nesse sentido agradecemos que as previsíveis futuras críticas que nos forem dirigidas sejam construtivas e não apenas "bota-abaixistas"...


A nossa esperança é sobretudo a de que o Clube Gardingo sirva, antes de mais, para ajudar a unir os autocaravanistas portugueses num ambicioso e corajoso projecto comum e nacional, no qual desejamos apenas desempenhar o papel que o interesse colectivo considerar adequado à nossa pequena dimensão. A nossa crença é de que a boa vontade move montanhas. Assim os companheiros nos permitam!

A todos os Clubes e companheiros autocaravanistas endereçamos da Guarda as nossas mais sinceras felicitações! Muito obrigado.



Sem comentários:

Enviar um comentário