domingo, 25 de abril de 2010

ABERTURA do PARQUE AMBIENTAL do ALAMBRE da ACM, AOS AUTOCARAVANISTAS


Em boa hora a Newsletter Autocaravanismo, que entrou no seu V ano de actividade e edição, ao serviço desta modalidade de turismo em autocaravana, utilizem-se ou não parques de campismo, de forma itinerante, ou seja, de touring, como definem as autoridades oficiais do Turismo Português pela utilização de circuitos, com pernoitas sucessivas ao longo de percursos de férias ou lazer, realizou um protocolo com a ACM de Setúbal que faz parte do Movimento Internacional YMCA, para utilização por autocaravanistas do espaço do Parque do Alambre, ideal para visitas à Costa Azul (mas não vá de autocaravana até ao Portinho!)

Este protocolo traduz-se num mportante ganho para o Movimento Autocaravanista, pois de forma gratuita e não remunerada ( o que significa em português a expressao latina pro bono, foi obtida autorização até 6 autocaravanas para estacionarem ou pernoitarem simultaneamente naquele parque Ambiental do Alambre, em plena Serra da Arrábida, onde existe um restaurante a preços acessiveis, vias pedestres de caminhadas assinalados, e ainda sanitários acessíveis aos autocaravanistas.

O TCA, cuja Presidente ja se deslocou pessoalmente ao local, congratula-se com mais esta área de autocaravanas, que já está recenseada e identificada no portal do projecto Camping Car Portugal, e que ja foi referida tambem no forum do CPA

http://www.campingcaportugal.com/

Claro que os nossos leitores de boa fé, são pessoas cultas e informadas, e por isso não desconhecem que o ramo português deste movimento YMCA, conhecido entre nós pela denominação Associação Cristã da Mocidade, é uma instituição séria, responsável, e com trabalho meritório feito na area da solidariedade social, especialmente no distrito de Setúbal.

Ora vejam, quem não vai em conversa da treta, e chistes típicos das revistas do parque Mayer:

http://www.acmsetubal.com.pt/

Para os que não são maus conhecedores ou da lingua inglesa, ou ignorantes dos termos técnicos do turismo internacional, esta palavra touring, além de não provocar qualquer esgar de espanto frustrado, antes se torna sinónimo do correcto enquadramento das actividades de turismo do uso de autocaravavanas como simultaneamente meio de transporte, de alojamento e de restauração dos seus utilizadores. Por isso este Clube tem essa expressão na sua identificação.

domingo, 18 de abril de 2010

VICE PRESISENTE DO TCA de parabens. promove encontro de AC na GUARDA e criação de um novo clube de autocaravanistas

Aqui fica a mensagem aos nossos leitores
(recebida do computador do Dr. Henrique Fernandes, Vice Presidente do TCA):

Companheiros:

Após a reunião hoje efectuada com os serviços técnicos da Câmara Municipal da Guarda informo que o local de recepção e acantonamento das ACs será o parque Urbano do Rio Diz (Parque do Pólis), com as seguintes coordenadas: N 40º 32` 57.51`` W 7º 14` 29.61`` No caso de alguns companheiros chegarem só no sábado de manhã, vamos estar reunidos no anfiteatro do Paço da Cultura, no centro da cidade (junto ao Museu, Governo Civil e PSP), para constituição do clube autocaravanista, discussão de estatutos e de outros assuntos, etc. As coordenadas desse local são: N 40º 32` 15.85`` W 7º 16` 03.68`` (atenção que o estacionamento aqui é péssimo...)


A autarquia apoia-nos com a logística de toda a operação: recolha de águas cinzentas e negras, fornecimento de água, electricidade, internet sem fios, vigilância do local de estacionamento das ACs, transporte em autocarro para o anfiteatro (o Parque Urbano do Rio Diz fica a uns 5 km do centro da cidade), organização de visita em AC ao museu dos Meios e outros locais, etc. Vamos poder visitar o local da futura área de serviço (que terá, também ela, todas estas mordomias atrás referidas, mas ainda outras que vão fazer com que alguém se roa de inveja!...). Será elaborada uma brochura para cada autocaravanista que permitirá, entre outras coisas, que as esposas que considerem enfadonha a sessão de trabalhos da manhã de Sábado façam um roteiro, se quiserem em conjunto, digamos que "cultural", pelo comércio local. As refeições ficam por nossa conta (ou também queriam que fosse a Câmara, ãâhhh?).


Devido a estas questões logísticas vamos precisar de calcular o n.º aproximado de pessoas. Deixo-vos um endereço de correio electrónico e um telemóvel: hsacramento007@gmail.com 966 556 524 Enviem para o mail a seguinte informação: - n.º de pessoas (adultos/crianças) - hora e dia aproximado de chegada ao local de estacionamento - um n.º de tlm para eventuais contactos Assim que tivermos uma agenda graficamente apresentável, divulgá-la-emos aqui no fórum.

Peço também a alguém mais habilitado informaticamente do que eu que faça chegar estas informações aos diversos clubes autocaravanistas. Estou curtinho de tempo e uma ajuda dessas é preciosa. Tinha mais novidades para dar, mas prefiro guardar algumas surpresas para a altura própria. Direi apenas que há mais do que uma autarquia por estas bandas a competir num "campeonato distrital da instalação de áreas de serviço para autocaravanas"... Fiquem atentos a este tópico. Boas rotações.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

107 anos do ACP- Automovel Clube de Portugal


Aniversário do ACP
No próximo dia 15 de Abril o ACP completa 107 anos. Venha comemorar connosco!Em Lisboa e no Porto, o ACP promove uma prova de vinhos de grande qualidade completamente gratuita.Aceite o nosso convite e venha brindar com o seu clube.
Locais:Delegação-Sede: R. Rosa Araújo, 24 - LisboaDelegação-Porto: R. Gonçalo Cristóvão, 2 - Porto*
Horário: 18:00 às 20:00
* Estacionamento limitado gratuito no Parque de Estacionamento da delegação
Chama-se a atenção para o texto abaixo em link sobre o AUTOMOVEL CLUBE DE PORTUGAL, publicado na Revsiat Electronica Newsletter Autocaravanismo, e emq ue se faz justiça a este Clube recentemente atacado e sem razão publicamente, mos temas em que o artigo disponivel desmonta e repõe a verdade dos factos:

sábado, 10 de abril de 2010

notas de viagem da ida a Paris em Autocaravana



O nosso associado Decarvalho publicou no seu BLOG Autocaravanismo Newsletter que mantém desde há 4 anos com presença regular, uma crónica de viagem em autocaravana a Paris e volta, no espaço de uma semana que deixamos aqui referenciada através do respectivo link:





Por outro lado foram cedidas ao TCA algumas fotografias não publicadas naquele Blog e que aqui ficam reproduzidas... de Chartres, os picos da catedral vistos de uma encruzilhada da estrada, a sinaliazção do parque de autocravanas do Futuroscope (em lugar de honra) e um poral de Coganc.

domingo, 4 de abril de 2010

O TCA-Touring Clube Autocaravanista expande-se para FARO, COIMBRA, AVEIRO e GUARDA


Embora o TCA seja um pequeno clube de espírito familiar no sentido que admite para seus membros (ver estatutos neste blog) companheiros autocaravanistas devidamente identificados, e que adoptam uma atitude lúdica e empática no apoio a esta forma de turismo itinerante em autocaravana, e com o propósito também, de bem contribuirem para o Desenvolvimento do Autocaravanismo em Portugal, não deixa de ser intressante anotar a adesão crescente que tem vindo a recolher de outros companheiros que aderem a esta atitude por activa e construtiva.


Consta dos estatutos a seguinte disposição do artº 9º:
http://touring-clube-autocaravanista.blogspot.com/2010/02/chegamos-ao-movimento-dos.html
"3- Serão associados à direcção com o titulo de vice-presidentes, os associados de cada distrito que forem cooptados pela Direcção para essa função honorífica."

Assim, pode-se divulgar que o TCA já está presente em 5 distritos, a saber:


Aveiro, José Caseiro


Coimbra, Cunha Coimbra
Guarda, Henrique Fernandes

Faro, Carlos Lopez


Lisboa, Luis Decarvalho.