domingo, 10 de julho de 2011

Benvindo Companheiro Autocaravanista João Sá ao CAB e ao Movimento do Autocaravanismo na Blogo-esfera !

(No parque de campismo da Orbitur em Évora)

João Sá pertence à nova geração de famílias autocaravanistas e com a qualidade de expressão e de ilustração fotográfica que todos poderão reconhecer no seu blog que é hoje o 36º membro do CAB - Circulo de Autocaravanisats da blogo-esfera! João Sá intervem também na internet como membro do grupo facebook e tertulia 1 Autocaravana e 1 Café que iniciado em final de Janeiro deste ano, conta já com 306 membros, cinco tertulias presenciais realizadas em Alenquer e que neste momento de férias se acham suspensas ate Setembro.

Vejam então este extracto do texto de um relato de viagem de João Sá:

.....Assim fizemos em S.Teotónio, voltamos para Odemira e depois em direcção a Luzianes pela serra de Monchique até chegarmos à pequena localidade de Sta Clara a velha. Esta viagem de pouco mais de 50 kmts foi uma pequena aventura pela serra com a estrada de via estreita e algumas zonas com piso em mau estado , mas acreditem que era a única forma de lá chegar e valeu pela paisagem, tão perto do reboliço das praias e do Algarve e tão calmo. A chegada à barragem já foi quase ao pôr do Sol mas o espectáculo que nos esperava era impressionante. Um lugar que havemos de visitar novamente. Junto à barragem existe uma Pousada de Portugal onde acabamos por ir jantar e solicitar autorização para pernoitar junto ao parque de estacionamento o que nos foi concedido.Estava assim a chegar ao fim o nosso 3º dia, cheio de aventuras e com a certeza de finalmente conseguir pernoitar fora de um PC. Mais uma tarefa superada na nossa lista de experimentações nesta primeira aventura...

.....Seguimos pela 384 para lá da Aldeia do Alqueva, até encontrar do lado direito da estrada mais ou menos a 6 quilómetros do paredão o Restaurante Avestruz. Está bem assinalado por um camião com várias bandeiras a acenar ao vento. É virar à direita e entrar num estradão de terra batida até chegar ao restaurante própriamente dito, rodeado de alguns hectares onde se avistam avestruzes por todo o lado. Este espaço só abre à Sexta,Sábado e Domingo, é propriedade de um estrangeiro,ficamos sem perceber se era alemão ou holandês, que aqui se radicou com o objectivo de produzir carne de avestruz e ainda hoje é o maior exportador desta carne. O merchandising do restaurante é composto por t-shirts e ovos de avestruz pintados á mão. Enquanto que lá dentro se pode comer esta ave de todas as formas, pode à saída comprar a sua carne congelada. Os pratos rondam os 12,00 e como experiência valeu. No exterior há possibilidade de alimentar as Avestruzes. Somos sinceros, não conseguimos depois de termos almoçado um parente daquelas aves tão simpáticas, mas não resistimos a recordar o momento de outro turista presente no local... Porcos vietnamistas e cabras compoêm o mini-zoo que o Guilherme ....

..............À face da estrada do lado direito para quem vem de Monsaraz, devidamente identificada, ainda hoje se cumpre na segunda feira de páscoa um ritual pagão que consiste em atirar uma pedra para cima do menir. Se a pedra não se segurar e cair ao chão significa que o casamento ainda não é nesse ano. É claro que as meninas das redondezas levam este "oráculo" muito a peito.

E porque tinhamos marcado mesa num restaurante no Alandroal que queriamos conhecer, tivemos que acelerar a marcha. Os 40 kms que nos separavam foram feitos a bom andamento (ai a média a subir...) e 50 minutos depois entramos em Alandroal em busca do Restaurante Maria. Foi fácil dar com ele, fica mesmo ali em frente à CGD por detrás do Castelo e o mais dificil é mesmo parar a AC, o que acabamos por fazer um pouco do outro lado do castelo, num parque que pelo aspecto foi recentemente remodelado. É preciso um certo cuidado a circular de AC pois esta terra tem ruas largas que rápidamente se transformam em vielas o que pode tornar uma visita num pequeno pesadelo. O melhor é estacionar logo que possa ..........

NOTA: Em boa hora, os mais antigos que se esforçaram pela activação do Movimento Autocaravanista desde 2008 e que integra hoje o MIDAP, o CAB, O ONGA, a AUTOCRAVANISMO NEWSLETTR e o GRUPO FACE BOOK 1 AC e 1 CAFE vêm chegar ao Autocaravanismo responsável uma pleiade de novos valores de uma geração mais jovem que é a garantia de querer preparar-se para tomar em mãos uma batalha pela credibilidade, pela afirmação consequente e pelo prestígio e Desenvolvimento que s clubes mais antigos enjeitaram.

Deixamos o link para o Blog do João Sá agora nosso associado através do CAB e lançamos o convite generalizado aos autocaravanistas da blogo-esfera para que se informem, se reunam e em conjunto se mobilizem a volta do Movimento dos Autocaravanistas que integra um conjunto de boas vontades disponiveis entre outras e especialmente:

- no ONGA (sedeado no Automovel Clube de Portugal)