domingo, 22 de maio de 2011

TCA colabora com o ONGA e com o ACP na sugestão de um decágono para a boa imagem e reputação dos autocaravanistas


Na versão inicial o TCA colocou no facebook um decágono como segue nesta check list:

- Sou Autocaravanista a 100%
- sou civicamente responsavel
- aceito activamente estas regras
- não estaciono em contravenção
- Não dificulto o trânsito aos outros
- Evito aglomerações (excessivas) de autocaravanas
- Respeito responsavelmente o ambiente
- prefiro consumir produtos portugueses

( ou prefiro produzir produtos locais em Portugal)


- Só permaneço mais de 72h nos campings

(ou não permaneço mais de 72h no mesmo local fora dos campings)


- Não acampo fora dos parques de campismo

Entre as sugesões recebidas contam-se várias com inversão da listagem, colocando por exemplo no final, como se de uma conclusão se tratasse a expressão:

- Sou (um) autocaravanista a 100% !

Outras sugestões contém alterações de redacção, por exemplo
- não incomodo o próximo, ou os outros cidadãos,
em vez de mencionar apenas o trânsito ..

Também se registaram novas construções da sequência de frases como por exemplo:
- Sou ambiental e cívicamente responsável
- Prefiro produtos Portugueses adquiridos no comércio local


Ou ainda deste modo:
- Não acampo fora dos parques de campismo
- E fora destes, não permaneço mais de 72 horas no mesmo local


E aqui fica uma outra proposta síntese do check list que se submete a aprecição dos nossos leitores a quem agradecemos sugestões e divulgação no meio autocaravanista português:

Procuro não incomodar ninguém com a AC

- Prefiro consumir produtos portugueses (
em Portugal)

- Respeito responsavelmente o ambiente

- Sou ambiental e civicamente responsável

- Não dificulto o trânsito aos outros

- Não estaciono em contravenção

SOU (UM) AUTOCARAVANISTA A 100%

- Não acampo fora de parques de campismo

- Só permaneço mais de 72h nos campings

- Evito aglomerados (
excessivos) de autocaravanas

- Aceito e divulgo activamente estas regras


Nota: este último texto reflecte respostas obtidas no facebook na Tertúlia do Grupo FB 1 Autocaravana e 1 Café, quer electronicamente quer presencialmente, na reunião havida dia 21 de Maio no Alenquer Camping, e em consequência vão ser remetidas para conhecimento ao ONGA-Observatorio Não Governamental para o Autocaravanismo, e ao seu Presidente, o Automóvel Clube de Portugal, bem como no facebook entre os 230 membros registados neste Grupo. Todas as sugestões construtivas são publicadas e sendo aditadas aos textos em divulgação.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Clube de Autocaravanas "Tribo das Estrelas" organiza passeio em Junho...


http://www.tribodasestrelas.org/viewtopic.php?f=11&t=871





O simpático clube Tribo das Estrelas que reune os autocaravanistas maioritáriamente adeptos dos furgons Mercedes vai reliazar mais um dos seus interessantes passeios que divulgamos com prazer, tanto mais que este Clube é tambem membro e ate fundador do CAB, o Circulo de Aurtocaravanistas da Blogo-esfera.

Aqui fica o teor da carta convite:

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Boas, malta Estrelar!

Tal como anunciado no topo da página do nosso fórum, no fim-de-semana de
10, 11 e 12 de Junho vamos juntar as estrelas uma vez mais para uma bela
constelação!

Desta vez será para uma volta na espectacular zona do Douro e Alvão. O
encontro está a ser organizado pelo utilizador Rainbow que tão bem conhece
a zona e garantidamente que irá ser algo... Mágico!

Falta menos de um mês e o tópico criado para esta constelação irá ser
actualizado com toda a informação necessária. À semelhança das constelações
anteriores, a partilha, o convívio e os locais bonitos serão uma certeza!

Preparem as vossas Estrelas e venham de ai espalhar poeira cósmica!

Aqui fica uma ligação para o tópico dedicado:
http://www.tribodasestrelas.org/viewtopic.php?f=11&t=871

Saudações Estrelares!

sábado, 7 de maio de 2011

Rui Gaião, autor do blog de autocaravanismo VIAJAR aderiu ao CAB: Boas vindas do TCA!






http://visitar.no.sapo.pt/



Aqui fica um exemplo de uma prosa autocaravanista de relato de uma viagem pelo norte de Espanha, com fotos e dicas..
.....






A segunda quinzena de Julho de 2007 foi o tempo que tivemos para fazer esta viagem. Devemos antes de mais agradecer aos dinamizadores do sítio http://www.lapaca.org/areas/areas.html , já que a organização de paragens e pernoitas foi feita com as suas indicações, não esquecendo o contributo dos companheiros, publicados no fórum do Campingcarportugal em http://www.campingcarportugal.com/index2.htm .
Não pretendemos construir um roteiro turístico, já que essa informação poderá ser encontrada em dezenas de sítios na Internet. Pretendemos apenas dar a nossa opinião sobre os locais visitados, uma vez que é essa também a nossa necessidade antes de visitarmos locais novos para nós.


1º Dia:
Saímos de Leiria pela manhã rumo a Salamanca, (Fotos) uma vez que pretendíamos conhecer minimamente esta cidade. Devo dizer também que somos adeptos das viagens em liberdade, pelo que procurámos áreas de serviço para AC e nunca frequentámos parques de campismo. Almoçamos em Vilar Formoso, junto à fronteira e cedo estávamos em Salamanca. Estacionamos junto ao rio Tormes, perto da Ponte Romana. Esta rua era algo movimentada, mas muito perto do centro da cidade. Foi aqui que pernoitámos, embora a parte sul do rio fosse mais calma, mas também mais isolada. Salamanca é uma cidade com muita história e gostámos muito. Merece uma visita com mais tempo.



2º Dia
Próximo paragem em Burgos, (fotos) onde almoçámos. O objectivo era conhecer a bonita catedral e a parte antiga. Parámos junto do "paseo de la isla" num parque para autocarros. O centro histórico é interessante, mas começámos a notar aqui que os nossos irmãos espanhóis fazem de qualquer canto wc. A catedral mereceu a visita, bem como a área ribeirinha. De partida ao fim da tarde, rumo a Miranda de Ebro, (fotos) onde temos uma estação para AC e onde pernoitámos. Estávamos à espera de uma pequena localidade, mas de facto é uma cidade muito interessante. Acabámos por passar quase todo o dia aqui, devido a uma avaria no frigorífico da AC. Sempre foi difícil ligá-lo a gás, mas agora era impossível. Procurámos um técnico de gás que nos resolveu o problema. Chegamos à conclusão que terá sido uma aranha que se introduziu no tubo do gás, possivelmente num período em que o cano esteve em "escape livre" (quando a comprámos o tubo não tinha qualquer protecção). Seguimos para San Sebastian onde pernoitámos.


3º Dia
S. Sebastian (fotos) é uma cidade fantástica, superou todas as nossas expectativas. Trata-se de uma cidade balnear do início do século e a mais "Chic", não tendo comparação em toda a Espanha. Tínhamos indicação de um companheiro que junto do estádio de futebol era possível pernoitar, e de facto assim era, mas o estádio fica um pouco longe da praia e era um desperdício. Em todo o país Basco o estacionamento é altamente controlado. Aqui para além disso é muito caro. Estacionámos junto de uma das praias fizemos o respectivo pagamento e quando estávamos a lanchar aproximaram-se dois polícias que nos disseram que era expressamente proibido comer ou dormir naquele local. Apenas podíamos estacionar. Estávamos realmente a comer dentro da AC, mas nada de janelas abertas, nem degraus, nada. Estávamos completamente descansados, mas tivemos que guardar o lanche para outro local. À noite uma visita aos pequenos bares da parte velha da cidade, vale bem a pena. Pernoitámos junto de mais duas ou três AC junto ao mar (ver imagens).



4º Dia
De San Sebastian rumo a Zaraus, pela cimo da serra, já que resolvi seguir o GPS pela rota mais curta. Em Zaraus (paraíso dos surfistas) um furo, não foi bem um furo, já que o problema foi do pipo, o que vai dar ao mesmo, (só mais tarde soube da existência de pipos de metal). Bom não conto as peripécias, já que foi o meu primeiro furo, e colocar o macaco no meio de tubos e torneiras não foi fácil (um conselho: para quem nunca teve um furo, ensaiem a mudança da roda). Fomos dormir a Getaria, (fotos) pequeno porto, terra de nascimento de Sebastião del Cano (braço direito de F. Magalhães). Dormimos na companhia de mais 4 AC. Uma pequena conversa com um dos companheiros espanhóis, de Madrid, viemo-nos a encontrar de novo uns dias depois, nos Picos da Europa.


5º Dia
De Guetaria, passando por Gernika, (fotos) com paragem na AS de Bermeo e com destino a Bilbao.(Fotos)
O estacionamento junto ao Museu é fácil, podendo aí pernoitar, embora nós tenhamos pernoitado num parque de estacionamento junto ao canal e a outras AC. O local pareceu-nos sossegado, mas pelas 5h da manhã o trânsito começou a ser infernal, já que estávamos junto ao terminal de autocarros. Não podemos dizer que conhecemos a cidade, embora tenhamos ficado com uma ideia geral, o seu porto impressionou, pela dimensão. Ficou por ver a parte velha, que ficará para outra oportunidade.



6º Dia
De Bilbao com destino a Santander. (Fotos). Esta cidade tem uma baía lindíssima, pernoitámos junto ao estádio de futebol, embora existissem placas de proibição, mas estávamos com mais 3 companheiros. De manhã a polícia veio dizer que não podíamos estar ali, mas já não fez diferença. Constatei que o parque de campismo está muito bem localizado, junto da praia e do farol, e também no farol há estacionamento.



7º Dia
De Santander passando por Santilhana del Mar (fotos), esta é uma vila medieval muito bem preservada, que vale bem a visita. Apesar de tudo Santilhana não fica junto ao mar, e quanto a ser Santa..... A escassos 4 Km as Cuevas de Altamira também merecem uma visita. Voltando para a beira mar rumámos a Comilas, (fotos)onde a casa "El Capricho" de Gaudi era um objectivo. O estacionamento não foi fácil, mas ao fim de algumas tentativas lá encontrámos um lugar. Rumámos a S. Vicente de la Barquera, (fotos)onde pernoitámos. Tínhamos indicação que aqui se comia bom marisco, de facto assim é, mas nada que faça esquecer o peixinho que podemos encontrar na nossa costa. Pernoitámos no parque de estacionamento, junto a outra AC e correu tudo bem.



8º Dia
De S. Vicente em direcção a Cangas de Onis nos Picos da Europa, passando por Llanes e Ribadesella. Em Llanes (fotos) um projecto de protecção do porto "virou" atracção turística, graças a um projecto de um arquitecto inovador. Passando por Ribadesella (fotos), onde almoçamos, junto ao rio Sella. Neste rio fazem todos os anos uma "corrida" que envolve centenas de canoas. A paisagem é muito bonita e podemos encontrar muitos clubes de aventura que transportam as canoas estrada acima e rio abaixo. É na foz deste rio que fazem a praia, algo parecido com a nossa Vila Nova de Mil Fontes. Partimos para Cangas de Onis (fotos), onde existe uma AS para AC. A maior parte das AS estão preparadas para o sistema náutico, o que nos agradou bastante, também o modelo de construção é muito semelhante em todas elas, o que também é bom. Estacionámos no parque de estacionamento junto ao terminal dos autocarros e onde se localiza a AS. Nesta época do ano o estacionamento é muito facilitado, embora saibamos que em Agosto é mais complicado, devido ao afluxo de turistas. Esta é uma cidade típica de sopé de montanha. Encontramos muitas lojas com material de montanhismo e de neve. É muito sossegada e passamos aqui dois belos dias. Comprámos o maravilhoso queijo de "Cabrales", linguiças de javali e a famosa Sidra.



9º Dia
Subimos de AC até Cavadonga (fotos), a escassos 10 km e a uma altitude ainda aceitável. O estacionamento não é muito difícil embora tenhamos que andar a pé talvez 300 metros até à Catedral. A partir da Catedral temos autocarros que de hora a hora sobem até aos dois lagos, no cimo da montanha. Assim fizemos, e ainda bem, já que a subida além de íngreme, é estreita, embora não seja impossível subir de Ac, aconselhamos o uso do autocarro. Atenção que em Agosto o trânsito de automóveis só é possível entre as 20h e as 8h, sendo obrigatório noutro horário a subida de autocarro. É claro que não ficámos a conhecer os Picos da Europa (fotos), apenas um dos muitos "cartões de visita". Regresso a Cangas de Onis para mais uma noite em sossego.


10º Dia
De partida na direcção de Gijón (fotos), ficámos com muito boa impressão desta cidade balnear, com uma enorme baía muito agradável. Aqui almoçamos e depois de um pequeno passeio, fomos em busca de outras paragens, Luanco (fotos), Cabo de Penhas (fotos), Luarca (fotos) e Ribadeo (fotos). De todos estes locais destacamos Luarca, um pequeno porto muito agradável. Gostaríamos de ter pernoitado aqui, mas como não tivemos companhia, seguimos viagem, já noite, até Ribadeo. Esta localidade separa a Galiza das Astúrias e dormimos junto à marina, na companhia de outras AC's, num local muito sossegado. Junto a esta localidade e na direcção da Galiza encontrámos praias muito características e que nos encantaram (ver imagens).


11º Dia
Com destino a "A Corunha" passando por Burela, Vivieiros, onde almoçamos junto da magnífica baía, Porto do Barqueiro, Ferrol e por fim, A Corunha (fotos). Tínhamos já batido o record de permanência de dias seguidos na AC, sim porque temos apenas 3 anos "disto", as saudades já apertavam, da filhota, da "sinhá", do jardim, etc. Não demorámos muito nesta magnífica cidade, mesmo assim deu para um pequeno reconhecimento da cidade e das praias. A AS fica um pouco isolada, com um bar por perto que produz algum ruído, mas nada de mais. Tivemos a companhia de um casal francês, e reparámos que muitos companheiros preferiram passar a noite no estacionamento junto à "Torre de Hércules" (ver mapa).


12º Dia
Depois de abastecer, num supermercado não muito distante da AS, partimos na direcção de Lugo (fotos), para entrar na fronteira junto a Chaves, onde pernoitámos. Lugo é uma cidade muralhada muito interessante. Estacionámos num parque de estacionamento que tem uma área reservada para AC, já dentro da muralha, junto à praça de Astúrias e que se chama "Axel Fole". Se fosse hoje já poderíamos usar a AS de Lugo. Almoçámos e fizemos um pequeno passeio, o calor já apertava, e de seguida rumo a Chaves. A passagem por Orense não foi fácil, já que todos os caminhos indicados pelo GPS e pelas placas de sinalização estavam cortadas por uma feira. Ou eram carrinhos de choque no meio da via pública ou eram outras estruturas. Depois de meia hora perdida e de várias tentativas lá encontrámos a saída. A chegada à nossa já conhecida cidade de Chaves foi muito agradável. Os amigos espanhóis são simpáticos, mas desculpem-nos, nada se compara a hospitalidade das nossas gentes. Dormimos no renovado espaço junto ao rio e passámos uma noite muito calma.


13º Dia
Saída de Chaves pelas onze horas da manhã com direcção a Leiria, onde chegámos junto à noite.
A prosa já vai longa, como resumo dizemos que adorámos esta experiência e este passeio. A costa norte de Espanha revelou-se uma boa surpresa, já que o mar esteve sempre muito calmo, praticamente sem ondas, as cidades têm baías lindíssimas. O contraste entre o País Basco (a lembrar países mais da Europa Central) a Cantábria, as Astúrias e a Galiza é fenomenal. As Estações de Serviço para AC, visitadas por nós, encantaram-nos. Foi possível planificar a viagem tendo sempre AS disponíveis por perto. Neste período foi fácil pernoitar em locais sossegados, sempre com companhia, mas nada em demasia. Por fim, aconselhamos vivamente este passeio a todos os companheiros que ainda não conhecem, e que querendo viajar, não dispõem de muito tempo.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Benvindo Paulo Gordon ao convivio dos autocaravanistas e bloguistas!

Paulo Gordon
Sexo: Masculino
Indústria: Artes
Ocupação: Designer / Professor
Local: Porto : Portugal
Interesses
FotografiaArquitectura tradicionalArtesanatoAutocaravanismo




amante de clássicos...Gordon adquiriu esta westefalia em leilão na Internete...e recuperou-a