domingo, 27 de junho de 2010

Eles aí estão os simpáticos e novos GODOS do AUTOCARAVANISMO: Que sejam benvindos!



Como explica o nosso Vice Presidente e mebro fundador do Gardingo, no forum:

http://www.campingcarportugal.com/



Companheiros:

Foi dia 21 de Junho, efectuada a escritura de constituição do Clube Gardingo de Autocaravanas - CGA, com sede na Guarda.


De acordo com o Elucidário Viterbo «entre os Godos se chamavam GARDINGOS os filhos da primeira nobreza, os quaes serviam em palacio, até que a idade, ou vacatura lhes desse lugar para o ducado ou condado. Estes na paz residiam na companhia dos Duques, e na guerra na destes, ou dos Condes; mas sem autoridade alguma, e só com honra.


Parece que os Italianos conservam esta palavra, chamando GARDINGO um homem circunspecto, e que sabe regular as suas acções, e palavras pelo que se vê nos mais perfeitos: e tal parecia ser o destino dos GARDINGOS» (transcrição integral). O mesmo Viterbo, a partir de uma tradução do Código Visigótico, considera o GARDINGO como «immediato ao Duque , e ao Conde, e superior ao Tyufado» (?), à maneira de um «Guarda-môr». Tentaremos assim, em nome da causa comum do autocaravanismo, e com muita honra, fazer juz à fama de guerreiros que deu origem ao nome GARDINGO.


Assim os companheiros nos ajudem, por todo esse Portugal. Segue em paralelo com a constituição do Clube Gardingo, a "ritmo autárquico", o projecto da futura área de serviço da Guarda, no espaço já visitado pelos companheiros que estiveram presentes no I Encontro Autocaravanista da Guarda (no fim de semana do 1.º de Maio) e para o efeito gentilmente disponibilizado pela autarquia local.

Quando tivermos novidades mais consistentes sobre este assunto delas daremos naturalmente conhecimento neste fórum, bem como no portal do Clube Gardingo que iremos criar. O "ataque" à criação de outras áreas de serviço no distrito será iniciado assim que entrarmos em velocidade de cruzeiro... Como somos poucos, muito poucos, prevemos que a actividade do Clube Gardingo se venha a desenrolar com as naturais contingências que pendem da carolice pura e dura. Nesse sentido agradecemos que as previsíveis futuras críticas que nos forem dirigidas sejam construtivas e não apenas "bota-abaixistas"...


A nossa esperança é sobretudo a de que o Clube Gardingo sirva, antes de mais, para ajudar a unir os autocaravanistas portugueses num ambicioso e corajoso projecto comum e nacional, no qual desejamos apenas desempenhar o papel que o interesse colectivo considerar adequado à nossa pequena dimensão. A nossa crença é de que a boa vontade move montanhas. Assim os companheiros nos permitam!

A todos os Clubes e companheiros autocaravanistas endereçamos da Guarda as nossas mais sinceras felicitações! Muito obrigado.



terça-feira, 22 de junho de 2010

sábado, 19 de junho de 2010

TCA- Touring Clube Autocaravanista participa em Movimento Autocaravanista responsável a favor de apoio ao Autocaravanismo no Algarve


Apoio para uma deliberação da CM de Portimão que cumprindo

a Constituição da República e os seus princípios do artº 266º

salvaguarde os direitos legitimos dos cidadãos autocaravanistas

e assegure a liberdade de circulação, igualdade e proporcionalidade


Assim, devidamente mandatado pelos três membros da Direccção do TCA, o Vice Presidente para o Distrito de Lisboa, Luis Decarvalho, subscreveu conjuntamente com mais outras sete organizações autocaravanistas que se enumeram abaixo, uma carta conjunta endereçada ao Presidente da CM de Portimão, e que se fundamenta nos princpios de Doutrina, Filosofia e Ética autocaravanista que o TCA desde sempre defende, e divulga.

As conclusões da carta exposição são no sentido de solicitar a CM o adiamento da deliberação sobre o controvertido regulamento que descriminaria negativamente as autocaravanas, e requer a audição de representantes do Movimento Autocaravanista na sua reelaboraçao.


os oito susbcritores foram:

Clube Amigos do Centro
Clube CC de Barcelos
CAB Circulo Autocaravanista da blogo-esfera
CFA Blube Flaviense de Autocaravanismo
CPA Clube Portugues de Autocaravanas
CCP Portal Campingcar Portugal
MIDAP Movimento Independente para Desenvolvimento do Autocaravanismo em Portugal
TCA Touring Clube Autocaravanista
......................................

A Direccção do TCA
Lisboa 18 de junho de 2010

Rui Sa Viana Rebelo
Vera Costa Gonçalves
Rosa Guerra

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Adesão a acções conjuntas do Movimento Autocaravanista com Doutrina, Filosofia e Ética Comuns

O TCA compartilha dos pontos de vista que a autocaravana é um veículo especial de turismo, e não apenas um comum veiculo ligeiro e que, quer pelas suas dimensões, quer pelo seu peso e equipamento, quer pela sua vocação, bem se enquadra na categoria comunitária de M1.

Por esse motivo, o TCA pretende para Portugal uma política de verdade das autoridades, seja do Governo, seja da Assembleia da Republica, seja das Câmaras Municipais, que têm poderes normativos, naturalmente adequados às suas atribuições constitucionais. Assim será possível caminhar para uma desejavel harmonização na UE, partindo dos contributos ja adoptados em França, na Italia, e até na Espanha, de forma mais institucionalizada.
Trata-se de matéria aliás a ganhar largo consenso na opinião pública portuguesa responsável mais interessada, seja em departamentos governamentais e dos serviços, seja ao nível de interlocutores qualificados como o Provedor de Justiça e várias Câmaras Municipais, que de Aveiro a Alcoutim, e de Abrantes à Aldeia da Luz têem vindo a constituir respostas seguras a nível autárquico, que contribuem para aqueles objectivos, e constituem exemplos de sucesso e de apoio na criação da emulação em outros locais, por exemplo em Portimão, em Loulé, em Vila Real de St Antonio, e em geral por todo o Algarve, mais solicitado pelos autocaravanistas nacionais e estrangeiros, em numero anual de quase 50.000 viaturas.
Felizmente que as vozes discordantes, que pretendiam o quanto pior melhor, de bota baixo a tudo que fossem iniciativas sérias e construtivas, se vão descredibilizando no dia a dia, e emudecendo.
Pretender que as autocaravanas são (apenas) um veiculo comum ligeiro, é demagogia, e populismo facilitista hipócrita, que a nada conduz, senão a um beco sem saida. Pretender o direito livre, libertário e libertino de estacionar e pernoitar na autocaravana em qualquer lado, de qualquer modo, a qualquer tempo é dar um tiro no pé, e uma atitude suicidária do ponto de vista social, que penaliza quem não compreende que só há liberdade própria, quando não se afecta a liberdade dos outros.
O TCA portanto, adopta uma politica de liberdade responsável para os autocaravanistas, e reconhece o direito de estes usarem, ou não, e voluntariamente parques de campismo mesmo quando em viagem itinerante ou de touring. Consequentemente, o TCA adopta também uma politica exigente a nivel comportamental quer quanto aos autocaravanistas quer quanto às autoridades:
- Os autocaravanistas, devem abster-se de acampar fora dos parques de campismo, e em estrada, ou na via publica, devem cumprir com as regras, para além de respeitarem as normas de ética do seu sector, em que a principal é do bom gosto e do bom senso, evidenciadas na necessidade de evitar concentrações excessivas de autocaravanas, de estacionar na perpendicular à linha do horizonte, de consumir no comércio local etc.
- As autoridades, devem cumprir com as regras constitucionais (artº 266º) impostas à Administração Pública e também pelo Código de Procedimento Administrativo, ou seja, actuar (incluindo policira, legislar e regulamentar) com respeito pelos principios de satisfação do interesse colectivo, em todas as suas componentes (incluindo portanto os automobilistas e turistas de autocaravana) no respeito pelos principios da igualdade, da imparcialidade da justiça, da boa fé e da porporcionalidade.
Se assim o Movimento Autocaravanista tomar consciência, e actuar no enquadramento juridico cívico desejavel, todos teremos a ganhar, e a Doutrina, a Filosofia e Ética autocaravanista serão um instrumento de Paz Social e de Desenvolvimento Económico Social, com um futuro promissor num Esatdo de Diereito Democrático.
Por isso, o TCA por coerência com os princípios que presidiram a sua constituição, adere à Declaraçao de Princípios subscrita pelo Portal CampingCar Portugal, pelo CPA e por outras entidades que demonstram agora, adesão aos princípios autocaravansitas acima expostos, e de que destacamos apenas aqui o ponto 6:
Considerar que o turismo itinerante em autocaravana é um factor de desenvolvimento económico para as populações, que justifica em si mesmo uma discriminação positiva do autocaravanismo.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ja está disponivel o excelente guia da Michelin Les Plus Beaux Detours (em França)

vale a pena clicar no link!
1º porque o guia é gratuito ( ou custa 6 euros se pedido pela net) e tem qualidade Michelin!
2º porque é indispensavel mesmo para quem tenha a adrenalina de não saber para onde vai!
3º porque contem mais de 100 destinos excelentes de viagem (cidades de pequena dimensão)
4º porque é de pequenas dimensões e não obstante explicito e com fotos
5º porque contem o plano de todas as cidades ou vilas listadas
6º porque nesses planos vêm expressamente indicados os parques acessiveis a autocaravanas
7º porque em cada ficha de vila selecionada constam restaurantes e o posto de turismo!